Algumas horas ou alguns dias depois que nasce, o bebê precisa passar por alguns exames para ajudar a detectar doenças ou problemas de saúde, alguns deles não são visíveis ao olhar o corpinho, como fenilcetonúria, anemia ou o hipotireoidismo, por exemplo.
Esses testes são obrigatórios no Brasil como o teste do pezinho, a tipo sanguínea, o teste da orelhinha, do olhinho, do coraçãozinho e da linguinha, são oferecidos pelo SUS e que devem ser feitos logo nos primeiros dias de vida, de preferência ainda na maternidade.
Vou fazer uma lista com os testes e explicar porque são importantes fazer logo nos primeiros dias de vida do seu bebê:
TESTE DO PEZINHO
O que é e como é feito?
É exame feito com uma pequena amostra de sangue retirada do calcanhar do bebê e o sangue é colocado num papel filtro que será encaminhado ao laboratório. Esse exame é capaz de detectar 6 doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística e deficiência de biotinidase. Há a opção de fazer o exame ampliado, que detecta outras doenças mas não é gratuito. Converse com o pediatra se há necessidade de fazer o teste ampliado ou se esse exame simples e gratuito bastará.
Quando fazer?
Esse exame deve ser feito entre 48 horas depois do nascimento até 1 semana de vida do bebê, na maternidade ou no posto de saúde mas é super importante respeitar esse prazo!
TESTE DA ORELHINHA
O que é e como é feito?
Também conhecido com o nome de triagem auditiva neonatal, também é um exame obrigatório e oferecido gratuitamente pelo SUS para detectar problemas de audição no bebê de forma bem precoce. É um exame indolor e muito seguro.
Esse teste é feito através da colocação de um aparelho específico na orelha do bebê para detectar problemas auditivos, como a surdez, que dificultam a fala e aprendizagem da criança no futuro. Se o teste da orelhinha detectar algum problema, o bebê é encaminhado para o um especialista (otorrinolaringologista), que irá orientar o melhor tratamento para o problema diagnosticado.
Quando fazer?
Ele é feito ainda na maternidade, de preferência entre 24 a 48 horas de vida do bebê, devendo ser realizado no máximo até o bebê completar um mês de vida.
TESTE DO OLHINHO
O que é e como é feito?
O teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, normalmente é oferecido gratuitamente pela maternidade ou postos de saúde para detectar problemas de visão, como catarata, glaucoma ou estrabismo, sendo uma importante ferramenta para prevenir a cegueira infantil.
O teste do olhinho não dói e é rápido, sendo realizado pelo pediatra através de um pequeno aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido.
Quando essa luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possibilidade de problemas de visão.
Quando fazer?
Deve ser feito ainda durante a internação na maternidade ou na primeira consulta com o pediatra após o nascimento, de preferência ainda na primeira semana de vida.
TESTE DO QUADRIL
O que é e como é feito?
O teste do quadril é obrigatório e oferecido pelo SUS apenas em alguns estados e cidades, podendo também ser pedido pelo médico em maternidades privadas.
Ele é feito a partir da movimentação das pernas do recém-nascido para detectar a displasia do desenvolvimento do quadril, uma doença que pode causar problemas como dor, encurtamento do membro e a osteoartrose.
Quando fazer?
O ideal é fazer ainda na maternidade já que o diagnóstico precoce de qualquer alteração beneficiará o bebê no futuro.
TESTE DA LINGUINHA
O que é e como é feito?
O teste da linguinha também é um exame obrigatório feito por um fonoaudiólogo para diagnosticar problemas no freio da língua de recém-nascidos, como a anquiloglossia conhecida como língua presa. Esta condição pode prejudicar a amamentação ou comprometer o ato de engolir, mastigar e falar, por isso se detectada logo é possível já indicar o tratamento mais adequado e a amamentação é facilitada.
Quando fazer?
Este teste é feito por fonoaudiólogos nos primeiros dias de vida do bebê e, geralmente, é realizado ainda na maternidade, no entanto, pode-se fazer nos postos de saúde e quanto antes for diagnosticado, melhor para a amamentação do bebê.
TESTE DO CORAÇÃO
O que é e como é feito?
O teste do coraçãozinho é obrigatório e gratuito, a partir do sangue coletado do braço direito e de uma das pernas do bebê, para identificar o nível de oxigênio no sangue. Se a quantidade de oxigênio estiver baixa ou se o existir uma diferença grande entre as medições do braço e da perna, o bebê pode apresentar algum problema cardíaco e outros exames deverão ser feito para confirmar o diagnóstico.
Quando fazer?
Deve ser feito ainda na maternidade entre 24 e 48 horas após o nascimento.
TIPAGEM SANGUÍNEA
O que é e como é feito?
É uma exame feito com a gotinha de sangue que foi coletada no exame do pezinho e serve para identificar qual o tipo sanguíneo do bebê, que pode ser A, B, AB ou O, positivos ou negativos. Após saber qual grupo sanguíneo fica mais fácil e seguro determinar qual tipo de sangue e derivados aquele bebê poderá receber no caso de necessidade.
Lembre-se sempre que #fotobonitaéfotosegura.
Por: Priscilla Felix
Todos os direitos reservados